BRANCO (2013), de Luís Alves



A contestação à austeridade económica pode ser tudo menos austera.
Com BRANCO — destaque para a forma como ficção e documentário se mesclam —, Luís Alves é nome a reter para uma futura geração de realizadores portugueses.


Challenging the economic austerity may be anything but austere.
With
BRANCO — kudos for the achievement in merging fiction and documentary —, Luís Alves is a name to take into account for a future generation of Portuguese filmmakers.




  • . Ficha Técnica / Credits:
  • Realização, Argumento e Montagem / Directed, written and edited byLuís Alves
    Produção / Produced byLuís Alves, Daniel Bichinho
    FotografiaRuben Ivan Esteves, João Carlos Rodrigues
    Elenco / CastNuno Melo (Branco), Joaquim Nicolau (Isaías), Fernando Ferrão (Duque), Rita Lello (Mulher da Mesa), Augusto Portela (Homem da Mesa), Rita Soares (Rapariga da Mesa)
    Ano / Year of release2013
    País / CountryPortugal

Comentários

  1. Gostei mesmo muito desta curta-metragem e estou expectante com os próximos trabalhos do Luís Alves, como bem referes. Excelente resumo e sempre em cima do acontecimento. :)

    Gosto de te voltar a ver na blogosfera.

    Cumprimentos cinéfilos :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inês, pelo menos no que diz respeito a curtas, estarei atento ;)

      Obrigado. É bom estar de volta e com motivação redobrada.

      Cumps cinéfilos :*

      Eliminar
  2. Gostei bastante. Graficamente incisivo e emocionalmente carregado, funcionaram bem as analepses e as revelações. O Nuno Melo estava em brasa e os outros afinados. A moral com que fiquei foi: votar em branco não serve para nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem, realmente, bastante ambiguidade na sua mensagem final. Mas não ficam nenhumas dúvidas sobre a "raiva" subjacente às personagens e ao ambiente do filme.

      Obrigado pelo comentário.

      Cumps cinéfilos.

      Eliminar
  3. Nem mais, totalmente de acordo. Luís Alves assume-se aqui como um nome a reter e como um nome que imprime invariavelmente um cunho muito próprio e algo distinto nas suas obras, o que é, no mínimo, de elogiar ou valorizar bastante nos tempos que correm.

    Aproveito para desejar os maiores sucessos para este novo projecto. A blogosfera já precisava do Keyzer Soze ou, por trás da capa, do Samuel, ainda que a ausência tenha sido curta, e que ela própria não tenha sido de facto permanente.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar

Enviar um comentário