AMERICA, AMERICA (1963, Elia Kazan)



Obsessões pelo Sonho Americano.
O filme preferido de Elia Kazan entre todos os que realizou, AMERICA, AMERICA é um título essencial para a definição do tema da emigração no Cinema — à semelhança de THE IMMIGRANT (O IMIGRANTE, 1917, Charles Chaplin) ou WEST SIDE STORY (1961, Jerome Robbins, Robert Wise) —, cuja história da tortuosa viagem de um jovem aldeão grego (Stathis Giallelis) até à prometida vida venturosa nos Estados Unidos é servida por uma narrativa de ambiências épicas e pela soberba direccção de fotografia de Haskell Wexler.


American Dream obsessions.
Elia Kazan's own personal favorite film,
AMERICA, AMERICA is an essential work for the understanding of emigration in Cinema — just like THE IMMIGRANT (1917, Charles Chaplin) or WEST SIDE STORY (1961, Jerome Robbins, Robert Wise) —, which through the account of a young greek villager's (Stathis Giallelis) sinuous journey, to a promised wealthier life in the United States, fits out a narrative of epic atmosphere and Haskel Wexler's stunning cinematography.




  • . Ficha Técnica / Credits:
Realização e Argumento / Directed and Written byElia Kazan
Produção / Produced byCharles H. Maguire
Fotografia / Cinematography byHaskell Wexler
Música / Music by Manos Hadjidakis
Elenco / CastStathis Giallelis (Stavros Topouzoglou), Frank Wolff (Vartan Damadian), Harry Davis (Isaac Topouzoglou), Elena Karam (Vasso Topouzoglou), Lou Antonio (Abdul), Paul Mann (Aleko Sinnikoglou)
Ano / Year of release1963
País / CountryEUA / USA

0 comentários:

Short of the Day #9



Por vezes, os objectos conseguem ser mesmo caprichosos.
Num quarto de hotel, o paradeiro de um corta-unhas escapa de quem julgava ser o seu proprietário exclusivo. Com argumento de Milos Forman, LA PINCE À ONGLES (1969, Jean-Claude Carrière), é uma intrigante e concisa história sobre estranhos desaparecimentos.


Sometimes, objects can be really skittish.
In a hotel room, the whereabouts of a nail clipper evades from whom he thought was its exclusive owner. Written by Milos Forman,
LA PINCE À ONGLES (1969, Jean-Claude Carrière), is an intriguing and brief story about strange vanishings.



  • . Ficha Técnica / Credits:
Realização / Directed byJean-Claude Carrière
Produção / Produced byPaul Claudon
Argumento / Written byJean-Claude Carrière, Milos Forman
Fotografia / Cinematography byEdmond Séchan
Ano / Year of release1969
País / CountryFrança / France

0 comentários:

AMERICAN HUSTLE (2013, David O. Russell)



Instintos de sobrevivência à custa de originalidade.
Como se se tratasse de um Scorsese recauchutado para as sensibilidades do Século XXI, AMERICAN HUSTLE (GOLPADA AMERICANA) reafirma a noção de David O. Russell apenas como realizador de boas intenções — e uma ou outra boa ideia, diga-se em abono da verdade — mas sem carisma, visão ou criatividade para merecer epíteto de "autor". Duas boas interpretações femininas (Amy Adams e Jennifer Lawrence) e um apurado sentido de direcção artística tornam esta comédia numa experiência aprazível, mas que não oferece muito para reter posteriormente.


Survival skills at the expense of originality.
Like a treaded Scorsese movie for the 21st century sensibilities,
AMERICAN HUSTLE restates David O. Russell solely as a director of good will — and, for the sake of the truth, with a couple of good ideas — but far from the charisma, vision and creativity that could label him as an 'auteur'. Two praiseworthy performances by the female leads (Amy Adams and Jennifer Lawrence) and a keen sense of production design turn this into an enjoyable experience, but with nothing left to nurture afterwars.




  • . Ficha Técnica / Credits:
Realização / Directed byDavid O. Russell
Produção / Produced byMegan Ellison, Jonathan Gordon
Argumento / Written byDavid O. Russell, Eric Warren Singer
Fotografia / Cinematography byLinus Sandgren
Música / Music by Danny Elfman
Elenco / CastChristian Bale (Irving Rosenfeld), Bradley Cooper (Richie DiMaso), Amy Adams (Sydney Prosser), Jeremy Renner (Mayor Carmine Polito), Jennifer Lawrence (Rosalyn Rosenfeld), Louis C.K. (Stoddard Thorsen), Jack Huston (Pete Musane)
Ano / Year of release2013
País / CountryEUA / USA

1 comentários:

THE INTRUDER (1962), de Roger Corman



Sobre a (intemporal e eterna) utilização indevida da demagogia.
THE INTRUDER, obra-prima semi-desconhecida do pouco consensual Roger Corman, constitui-se como produto de perturbadora temática — o protagonista (um magnético William Shatner, na sua era pré-Star Trek) é um racista segregacionista de alto a baixo —, mas é necessário encará-lo como uma irónica metáfora sobre os perigos do discurso político demagógico face a populações pouco informadas mas muito sugestionáveis.


Concerning the (timeless and everlasting) wrong uses of demagogy.
THE INTRUDER, a virtually unknown masterpiece by the divisive Roger Corman, can be thematically disturbing — the lead character (by a seductive William Shatner, in his pre-Star Trek years) is a passionate segregationist racist) —, but must be seen as an ironic metaphor on the risks of the demagogical political speech versus uninformed and highly suggestible populations.




  • . Ficha Técnica / Credits:
Realização e Produção / Directed and Produced byRoger Corman
Argumento / Written byCharles Beaumont (adaptado do seu romance com o mesmo nome / based on his novel of the same name)
Fotografia / Cinematography byTaylor Byars
Música / Music by Herman Stein
Elenco / CastWilliam Shatner (Adam Cramer), Frank Maxwell (Tom McDaniel), Beverly Lunsford (Ella McDaniel), Robert Emhardt (Verne Shipman), Leo Gordon (Sam Griffin), Charles Barnes (Joey Greene)
Ano / Year of release1962
País / CountryEUA / USA

0 comentários:

Short of the Day #8



Em WRITER'S BLOCK, o sempre eficaz Bryan Cranston abandona a produção de metanfetaminas de BREAKING BAD para se converter num argumentista que, sem inspiração, vagueia pela noite em busca da perfeita mulher misteriosa num vestido negro.


In WRITER'S BLOCK, Bryan Cranston (fascinating as ever) gets out of the meth lab of BREAKING BAD and becomes an uninspired screenwriter who wanders through the night, searching for the perfect and mysterious woman in a black dress.



  • . Ficha Técnica / Credits:
Realização / Directed byBrandon Polanco
Produção / Produced byBrandon Polanco, Spenser Granese, Chaz Rose
Argumento / Written byBrandon Polanco, Spenser Granese
Fotografia / Cinematography byShane Valcich
Ano / Year of release2013
País / CountryEUA / USA

0 comentários:

The Short Guide to the 86th Academy Awards



Os nomeados para a 86ª edição dos Oscars da Academia nas categorias de Curtas-Metragens.

The 86th Academy Awards nominees for the Short Film categories.


MELHOR CURTA-METRAGEM LIVE ACTION / BEST LIVE ACTION SHORT FILM
MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO / BEST ANIMATED SHORT FILM
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM / BEST DOCUMENTARY SHORT SUBJECT

A lista completa dos nomeados pode ser consultada no site oficial da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

The full nominations list can be explored in Academy of Motion Picture Arts and Sciences' official site.

0 comentários:

The Short Guide to Sundance Film Festival 2014



Destaques pessoais da Competição Oficial de Curtas-Metragens.

Short Films Competition personal highlights.


  • 130919 • A PORTRAIT OF MARINA ABRAMOVIĆ (Matthu Placek)

  • Composto por um único take e filmado em 3-D, o documentário regista magistralmente a artista performativa Marina Abramović, capturando a largura do espaço até ao seu mais ínfimo detalhe: a vida de uma artista, o seu ajuizado sentido de transição, a decadência do espaço e a maturidade de um renascimento.

    This one-take, 3-D film majestically documents legendary performance artist Marina Abramović, capturing the breadth of space in infinite detail: the life of an artist, her keen sense of transition, a space's decay, and the ripeness of rebirth.


  • AFRONAUTS (Frances Bodomo)

  • 16 de Julho, 1969: os Estados Unidos preparam-se para a missão da Apollo 11. A milhares de quilómetros de distância, a Academia Espacial do Zâmbia alimenta a esperança de bater a América na corrida à Lua, neste filme inspirado em acontecimentos verídicos.

    It's July 16, 1969: America is preparing to launch Apollo 11. Thousands of miles away, the Zambia Space Academy hopes to beat America to the moon in this film inspired by true events.


  • ALLERGY TO ORIGINALITY (Drew Christie)

  • Documentário humorístico e animado sobre a fértil História da adaptação, plágio e outras formas de apropriação da arte.

    A humorous, animated op doc explores the rich history of adaptation, plagiarism, and other forms of appropriation in art.


  • THE BIG HOUSE (AL BAYT AL KABEER) (Musa Syeed)

  • Um jovem iemenita decide aventurar-se fora do seu pequeno apartamento e encontra na rua a chave de uma mansão abandonada. A sua imaginação liberta-se no interior daquele casarão.

    When a young Yemeni boy ventures out of his cramped apartment and finds a key to the empty mansion down the street, he lets himself and his imagination run wild in the big house.


  • THE BRAVEST, THE BOLDEST (Moon Molson)

  • Dois militares do serviço de notificação de baixas do Exército Norte-Americano chegam ao Harlem para informar Sayeeda Porter sobre o seu filho, a cumprir serviço num palco de guerra estrangeiro. Mas seja o que for que tenham para lhe transmitir, Sayeeda não está interessada em ouvir.

    Two army casualty-notification officers arrive at the Harlem projects to deliver some news to Sayeeda Porter about her son serving in the war overseas. But whatever it is they have to say, Sayeeda ain't willing to hear it.


  • CRUISING ELECTRIC (1980) (Brumby Boylston)

  • O departamento de marketing dá luz verde a um estranho projecto: 60 segundos perdidos de merchandising do cinema moderno.

    The marketing department green-lights a red-light tie-in: 60 lost seconds of modern movie merchandising.


  • DAWN (Rose McGowan)

  • Dawn é uma adolescente recatada que anseia por alguém ou algo que a liberte de uma vida demasiado protegida.

    Dawn is a quiet young teenager who longs for something or someone to free her from her sheltered life.


  • DIG (Toby Halbrooks)

  • Uma menina observa o pai a cavar um buraco no quintal. Intrigada sobre o propósito de tal esforço, a vizinhança reúne-se para observar.

    A young girl watches her father dig a hole in their backyard. Mystified about his purpose, the neighborhood comes to watch.


  • FE26 (Kevin Jerome Everson)

  • Dois homens fazem pela vida recolhendo metal, em Cleveland, Ohio.

    Two gentlemen make a living hustling metal in Cleveland, Ohio.


  • GODKA CIRKA (A HOLE IN THE SKY) (Antonio Tibaldi, Alex Lora)

  • A jovem Alifa olha para o céu da Somália e pensa sobre o seu quotidiano como pastora. Ela sabe que o dia que irá mudar a sua vida está próximo.

    Young Alifa looks up at the Somali sky and thinks about her daily life as a shepherdess. She knows the day that will change her life forever is about to come.


  • GREGORY GO BOOM (Janicza Bravo)

  • Um homem paraplégico (Michael Cera) sai de casa para ficar sozinho.

    A paraplegic man (Michael Cera) leaves home to be on his own.


  • THE LAST DAYS OF PETER BERGMANN (Ciaran Cassidy)
  • Em 2009, um homem afirmando ser da Áustria chegou à cidade de Sligo, na Irlanda. Durante os seus últimos dias, Peter Bergmann fez grandes esforços para se assegurar de que ninguém descobriria a sua verdadeira identidade e origem.

    In 2009, a man claiming to be from Austria arrived in the town of Sligo, Ireland. During his final days, Peter Bergmann went to great lengths to ensure no one ever discovered who he was and where he came from.


  • THE LION'S MOUTH OPENS (Lucy Walker)

  • Uma jovem mulher de incrível coragem toma a decisão mais audaz possível, apoiada pela sua mãe e pelos seus amigos dedicados.

    A stunningly courageous young woman takes the boldest step imaginable, supported by her mother and loving friends.


  • MARILYN MYLLER (Mikey Please)

  • O que Marilyn cria, Marilyn tira. Marilyn está mesmo a esforçar-se por conceber algo realmente bom. Por uma vez na sua vida, as suas expectativas e a realidade vão alinhar-se. Será algo épico. Será algo de profundamente emocionante. Será perfeito. Nada pode correr mal.

    Marilyn maketh. Marilyn taketh awayeth. Marilyn is trying really hard to create something good. For once, her expectation and reality are going to align. It will be epic. It will be tear-jerkingly profound. It will be perfect. Nothing can go wrong.


  • MORE THAN TWO HOURS (Ali Asgari)

  • Três da manhã, e um rapaz e uma rapariga vagueiam pela cidade, em busca de um hospital que possua uma cura para a rapariga, mas encontrar o sítio será mais difícil do que imaginavam.

    It’s 3:00 a.m., and a boy and girl are wandering in the city, looking for a hospital to cure the girl, but it’s much harder to find one than they thought.


  • MYSTERY (Chema García Ibarra)

  • Dizem que quando encostamos a orelha à parte de trás da sua orelha, é possível escutar as palavras da Virgem.

    They say that if you put your ear to the back of his neck, you can hear the Virgin talk.


  • OF GOD AND DOGS (Abounaddara Collective)

  • Um jovem soldado sírio libertado confessa ter morto um homem que sabia ser inocente. Agora, promete vingança ao Deus que o levou a cometer aquele homicídio.

    A young, free Syrian soldier confesses to killing a man he knew was innocent. He promises to take vengeance on the God who led him to commit the murder.


  • PERSON TO PERSON (Dustin Guy Defa)

  • Um homem acorda, depois da noite de festa por ele organizada, e descobre uma desconhecida desmaiada em sua casa. Ele passará o resto do dia a tentar convencê-la a sair.

    Waking up the morning after hosting a party, a man discovers a stranger passed out on his floor. He spends the rest of the day trying to convince her to leave.


  • THE PRESENT (Joe Hsieh)

  • Um homem casado faz check-in num hotel durante uma viagem de negócios. A filha do gerente do hotel apaixona-se por ele à primeira vista. Rejeitada pelo homem, decide embarcar numa jornada de vingança.

    A married man on a business trip checks into a hotel. The hotel manager's daughter falls for him at first sight. Rejected by the man, she embarks on a journey of revenge.


  • REMEMBERING THE ARTIST: ROBERT DE NIRO, SR. (Perri Peltz, Geeta Gandbhir)

  • Robert De Niro Sr. foi um célebre pintor suplantado pelo movimento da pop-art. A sua vida e carreira são narradas pela voz do próprio artista, dos seus contemporâneos e, de forma comovente, pelo seu filho, o actor Robert De Niro.

    Robert De Niro, Sr., was a celebrated painter obscured by the pop-art movement. His life and career are chronicled in the artist's own words by his contemporaries and, movingly, by his son, the actor Robert De Niro.


  • SYNDROMEDA (Patrik Eklund)

  • Leif acorda no meio de uma estrada, semi-nu, ensaguentado e sem qualquer memória do que lhe aconteceu. E ninguém acredita nele quando afirma ter sido raptado por extraterrestres.

    Leif wakes up on the road—naked and bloody—with no memory of what has happened. No one believes him when he claims he was abducted by aliens.


  • YEARBOOK (Bernardo Britto)

  • Um homem é contratado para compilar a História definitiva da existência humana antes que o planeta expluda.

    A man is hired to compile the definitive history of human existence before the planet blows up.


O alinhamento completo da Competição de Curtas-Metragens do Festival de Sundance 2014, assim como das restantes Competições Oficiais, pode ser consultado no site oficial do Festival.

The full line-up of the Shorts Competition for the 2014 Sundance Film Festival, including the Dramatic and Documentary Competition, can be accessed in the Festival official site.

0 comentários:

Short of the Day #7



A fotografia mais icónica do Holocausto — tirada no gueto de Varsóvia — é incisivamente recriada em WITH RAISED HANDS (de Mitko Panov, vencedor da Palma de Ouro para Melhor Curta-Metragem em 1986), através de uma milagrosa história de evasão.


The Holocaust's most iconic image — captured in the Warsaw ghetto — is poignantly recriated in WITH RAISED HANDS (by Mitko Panov, Palme d'Or for Best Short Film in 1986), through a miraculous tale of escape.



  • . Ficha Técnica / Credits:
Realização e Argumento / Directed and Written byMitko Panov
Fotografia / Cinematography byJaroslaw Szoda
Música / Music byJanusz Hajdun
Ano / Year of release1986
País / CountryPolónia / Poland

0 comentários:

THE WOLF OF WALL STREET (2013), de Martin Scorsese



Farsa hilariante sobre ganância desmedida, banqueiros suíços imorais e drogas fora do prazo, O LOBO DE WALL STREET (THE WOLF OF WALL STREET) converte-nos nas principais vítimas de uma loucura que se tornou regra no seio da alta finança.
Sob a égide do inimitável virtuosismo de Martin Scorsese, e das contagiantes interpretações de Leonardo DiCaprio, Jonah Hill e Margot Robbie, somos embalados por uma vitalidade cinematográfica que se alimenta da ambiência obscena, desregrada e desconfortável conjugada pelo filme, o qual arranca-nos aprazíveis, mas quase envergonhadas, gargalhadas provenientes de um humor absurdo e, a espaços, irremediavelmente ridículo.


A hilarious farce on insane greed, sleazy Swiss bankers and expired Qualuudes, in THE WOLF OF WALL STREET we are the victims of the madness that ruled in the high finance world.
A fine display of Martin Scorsese's unique craftsmanship, backed by the catchy performances of Leonardo DiCaprio, Jonah Hill and Margot Robbie, we are locked in a cinematographic vitality fueled by the obscene, licentious and raucous atmosphere of the movie, which manages to engage us in some enjoyable, but almost shameful, laughter from its absurd and ridiculousness humour.




  • . Ficha Técnica / Credits:
Realização / Directed byMartin Scorsese
Produção / Produced byRiza Aziz, Leonardo DiCaprio, Joey McFarland, Martin Scorsese, Emma Tillinger Koskoff
Argumento / Written byTerence Winter
Adaptado de / Based on'The Wolf of Wall Street', de/by Jordan Belfort
Fotografia / Cinematography byRodrigo Prieto
Montagem / Editing by Thelma Schoonmaker
Elenco / CastLeonardo DiCaprio (Jordan Belfort), Jonah Hill (Donnie Azoff), Margot Robbie (Naomi Lapaglia), Matthew McConaughey (Mark Hanna), Kyle Chandler (Patrick Denham), Rob Reiner (Max Belfort), Jon Bernthal (Brad), Jean Dujardin (Jean Jacques Saurel)
Ano / Year of release2013
País / CountryEUA / USA

0 comentários: