Short of the Day #28



O assassinato de John F. Kennedy terá sido um dos acontecimentos pivotais da segunda metade do século XX, ou o momento em que os Estados Unidos transitaram dos jubilosos anos 50 de expansão económica para uma era de incerteza, inquietação social e juventude "rebelde com causas", pautada pela sombra da Guerra do Vietname. Em forma de homenagem a Robert Drew (1924–2014), eis FACES OF NOVEMBER, cujos doze minutos de puro cinema vérité resumem profundamente o luto de uma família, de uma nação, do mundo.



  • . Ficha Técnica / Credits:
Realização / Produção / MontagemRobert Drew
Ano1964
PaísEUA

0 comentários:

Short of the Day #27



Anjo da guarda.
Alan Rickman "voa alto" neste DUST (de Ben Ockrent e Jake Russell), cujo início decalcado do mais banal dos thrillers culmina numa resolução literalmente mitológica. Obrigatório para fãs de Alan Rickman.



  • . Ficha Técnica / Credits:
Realização / ArgumentoBen Ockrent, Jake Russell
ProduçãoBen Ockrent, Jake Russell
FotografiaClive Tickner
MúsicaNeil Myers
Ano2013
PaísReino Unido

0 comentários:

MISS VIOLENCE (2013, Alexandros Avranas)



A ditadura familiar.
A desolação do núcleo familiar assume-se, cada vez mais, como sinónimo do moderno cinema grego e, nesse âmbito, MISS VIOLENCE reinveste no estilo soturno que CANINO (2009, Giorgos Lanthimos) popularizou. Modos de vida sui generis, a figura masculina de dominador paternalismo e cega face ao latente ambiente de contido desespero em seu redor, e a perversão de referências da cultura popular ocidental (uma sequência de suicídio ao som de Dance Me to the End of Love, por Leonard Cohen, é pragmática nesse sentido): mesmo perante a constatação de que é "mais do mesmo", a sua esquiva sobriedade plástica revela uma obra de crítica implicitamente política e implacável contexto psicossocial.



  • . Ficha Técnica / Credits:
RealizaçãoAlexandros Avranas
ProduçãoAlexandros Avranas, Vasilis Chrysanthopoulos
ArgumentoAlexandros Avranas, Kostas Peroulis
FotografiaOlympia Mytilinaiou
ElencoThemis Panou (Pai), Reni Pittaki (Mãe), Eleni Roussinou (Eleni), Sissy Toumasi (Myrto), Chloe Bolota (Angeliki), Constantinos Athanasiades (Philippos)
Ano2013
PaísGrécia

0 comentários:

VICTIM (1961, Basil Dearden)



Inocente.
Numa óptica contemporânea, o tratamento da homossexualidade em VICTIM aparentar-se-à tímido e quase inócuo. No entanto, Basil Dearden concebeu, à época da sua produção, um título de genuína importância sociológica no Reino Unido, ponto de partida para a defesa dos direitos sociais, como para a transformação de mentalidades, em relação a cidadãos homossexuais. Para tal, muito contribuiu a dupla natureza fílmica (puro filme noir e indiscutível estudo de personagem, através da total personificação de ambiguidade por Dirk Bogarde) de VICTIM, onde o fascínio e a vontade de mudança nunca se manifestam apartados.



  • . Ficha Técnica / Credits:
RealizaçãoBasil Dearden
ProduçãoMichael Relph
ArgumentoJanet Green, John McCormick
FotografiaOtto Heller
MúsicaPhilip Green
ElencoDirk Bogarde (Melville Farr), Sylvia Syms (Laura), Dennis Price (Calloway), Anthony Nicholls (Lord Fullbrook), Peter Copley (Paul Mandrake), Peter McEnery (Barrett)
Ano1961
PaísReino Unido

0 comentários:

A EMIGRANTE (2013, James Gray)



Se a América não te seduz, a América seduzir-se-à por ti.
O fenómeno da emigração europeia para os Estados Unidos mereceu, ao longo do último século, diversas abordagens cinematográficas de notório registo — O EMIGRANTE (1917, Charles Chaplin) ou AMÉRICA, AMÉRICA (1963, Elia Kazan, crítica aqui) são títulos obrigatórios — mas, em A EMIGRANTE, James Gray ergue o tema a novas fasquias. Além de apetrechado da admirável fotografia de Darius Khondji ('35mm Kodak, makes all the difference!') e de uma irrepreensível recriação histórica, a atmosfera simultaneamente épica, exótica e intimista do filme releva a sua crítica implícita à maquinaria imoral (encarnada no protagonismo de Joaquin Phoenix) do capitalismo norte-americano, "consumidor" de almas e corpos e de quem ninguém escapa. Seguramente, um dos melhores filmes do ano.



  • . Ficha Técnica / Credits:
RealizaçãoJames Gray
ProduçãoJames Gray, Anthony Katagas, Greg Shapiro, Christopher Woodrow
ArgumentoJames Gray, Ric Menello
FotografiaDarius Khondji
MúsicaChris Spelman
ElencoMarion Cotillard (Ewa Cybulska), Joaquin Phoenix (Bruno Weiss), Jeremy Renner (Emil), Dagmara Dominczyk (Belva), Jicky Schnee (Clara), Elena Solovey (Rosie Hertz)
Ano2013
PaísEUA

0 comentários:

Short of the Day #26



Mais sinistro que o filme original.
Através de um possante trabalho de montagem e manipulação químico-fotográfica, o realizador Peter Tscherkassky imprime todo um novo sentido às imagens de uma atemorizada Barbara Hershey em O ENTE MISTERIOSO (1982, Sidney J. Furie), com resultados de inimaginável beleza. No fim, perante este OUTER SPACE (1999), o medo do indecifrável reside inteiramente no espectador.



  • . Ficha Técnica / Credits:
Realização / Produção / Argumento / MontagemPeter Tscherkassky
Ano1999
PaísÁustria

0 comentários:

IDA (2013), Pawel Pawlikowski



Viagem de auto-aprendizagem.
A visão do Inverno europeu iluminado sob um onírico preto e branco, em IDA, remete-nos, de imediato, para influências da Escola de Cinema da Polónia (nomeadamente, alguns títulos de Jerzy Kawalerowicz ou Tadeusz Konwicki) e, nesse ambiente, desenrola-se a observação de "fantasmas" recentes da História do Velho Continente: do Holocausto às purgas Comunistas do pós-Segunda Guerra Mundial, passando pela influência da Igreja Católica, o dilema privado e espiritual da protagonista (Agata Trzebuchowska, surpreendente retrato de contenção) é o mote para a convicção de que a revelação pessoal sobrepõe-se sempre a qualquer miragem tolhida pelo nevoeiro.



  • . Ficha Técnica / Credits:
RealizaçãoPawel Pawlikowski
ProduçãoEric Abraham, Piotr Dzieciol, Ewa Puszczynska
ArgumentoPawel Pawlikowski
FotografiaRyszard Lenczewski, Lukasz Zal
MúsicaKristian Eidnes Andersen
Ano2013
PaísDinamarca / Polónia

0 comentários:

LIFE ITSELF (2014, Steve James)



"Assim vamos persistindo, como barcos contra a corrente, incessantemente levados de volta ao passado."
Especula-se que a derradeira frase (acima citada) do romance O Grande Gatsby, por F. Scott Fitzgerald, constituir-se-ia como o trecho literário predilecto de Roger Ebert. Apropriadamente, pode também ser o mote para a vida e carreira de um autor que, na sua prosa crítica, mais e melhor soube reunir o gosto mainstream à sensibilidade do filme de autor. LIFE ITSELF demonstra, pessoal e intimamente, a afabilidade, a vivacidade de discurso e a construtiva resistência à tolerância pela opinião do outro de uma personalidade repleta de paixão pela vida e amor à cinefilia.



  • . Ficha Técnica / Credits:
RealizaçãoSteve James
ProduçãoGarrett Basch, Steve James, Zak Piper
FotografiaDana Kupper
MúsicaJoshua Abrams
Ano2014
PaísEUA

0 comentários:

Short of the Day #25



Peças experimentais de uma vida.
Santiago Álvarez documenta, neste irreverente 79 PRIMAVERAS (1969), o percurso biográfico do líder vietnamita Ho Chi Minh alinhado com o espírito frenético, rebelde e bélico da época. O resultado até pode tangenciar o filme propagandístico, mas o seu poder estético revela-se intocável na capacidade de empolgar o espectador.


  • . Ficha Técnica / Credits:
Realização / ArgumentoSantiago Álvarez
MontagemNorma Torrado
Ano1969
PaísCuba

0 comentários: