LEAVE HER TO HEAVEN (1945, John M. Stahl)



Ciúme em fulgurante Technicolor.
Noir em glorioso Technicolor, mas inegavelmente noir: LEAVE HER TO HEAVEN (a.k.a. AMAR FOI A MINHA PERDIÇÃO) recorre ao "subterfúgio" da felicidade romântica destroçada pelo ciúme e loucura da femme fatale Gene Tierney (gélida e áspera, numa das melhores performances da História do género) para atacar a vã e mimada condição da classe alta americana. A morte andará sempre por perto — e, no momento mais sombrio do filme, em plena luz do dia.



  • . Ficha Técnica / Credits:
    • RealizaçãoJohn M. Stahl
      ProduçãoWilliam A. Bacher
      ArgumentoJo Swerling
      FotografiaLeon Shamroy
      MúsicaAlfred Newman
      ElencoGene Tierney (Ellen Berent Harland), Cornel Wilde (Richard Harland), Jeanne Crain (Ruth Berent), Vincent Price (Russell Quinton), Mary Philips (Mrs. Berent)
      Ano1945
      PaísEUA

    0 comentários:

    Trains in Movies #2



    KISS OF DEATH
    (1947, Henry Hathaway, 01:34:53)

    0 comentários:

    WHIPLASH (2014, Damien Chazelle)



    Rhythm and blood.
    Pérola mais recente do cinema independente norte-americano, o style over substance de WHIPLASH (a.k.a. WHIPLASH — NOS LIMITES) impera numa narrativa sobre disciplina e perseverança que, sem veladas lições de moral, não desvia a atenção da paixão sensorial aqui encenada. P.S.: Oscar para J.K. Simmons já.



  • . Ficha Técnica / Credits:
    • Realização e ArgumentoDamien Chazelle
      ProduçãoJason Blum, Helen Estabrook, David Lancaster, Michel Litvak
      FotografiaSharone Meir
      MúsicaJustin Hurwitz
      ElencoMiles Teller (Andrew), J.K. Simmons (Fletcher), Paul Reiser (Jim Neimann), Melissa Benoist (Nicole)
      Ano2014
      PaísEUA

    2 comentários:

    Trains in Movies #1



    LEVIATHAN
    (2014, Andrey Zvyagintsev, 00:04:55)

    0 comentários:

    LE DERNIER DES INJUSTES (2013, Claude Lanzmann)



    Sem argumentos de "banalidade do mal".
    Descendente directo do seminal SHOAH (1985), LE DERNIER DES INJUSTES (a.k.a. O ÚLTIMO DOS INJUSTOS) é, no diálogo que opera entre a memória e o factual, um atestado da História enquanto entidade titubeante, viva e alterável. Mas nas experiências do Rabi Benjamin Murmelstein, cuja relação com o poder nazi mereceu-lhe estima e repúdio em proporções idênticas, reside a certeza (documental, mesmo) de que o Holocausto não foi mera consequência "burocrática" de uma ideologia sócio-política.



  • . Ficha Técnica / Credits:
    • Realização e ArgumentoClaude Lanzmann
      ProduçãoDavid Frenkel, Danny Krausz, Jean Labadie, Kurt Stocker
      FotografiaCaroline Champetier, William Lubtchansky
      Ano2013
      PaísÁustria / França

    0 comentários:

    AMERICAN SNIPER (2014, Clint Eastwood)



    Moral furtiva.
    A contida ambiguidade moral de AMERICAN SNIPER (a.k.a. SNIPER AMERICANO) impele o filme para um estatuto de panfleto pró-guerra, sem convicção no apelo à reflexão acerca das implicações de matar, fria ou vigorosamente, outro ser humano. Se Clint Eastwood nunca foi um pacifista — em retrospectiva, IMPERDOÁVEL (1992) ou GRAN TORINO (2008) serão títulos mais apaziguadores —, este retrato de Chris Kyle (Bradley Cooper "alista-se" no papel sem particular garra) é nova mostra do "Dirty Harry" que habita no cineasta.



  • . Ficha Técnica / Credits:
    • RealizaçãoClint Eastwood
      ProduçãoBradley Cooper, Clint Eastwood, Andrew Lazar, Robert Lorenz, Peter Morgan
      ArgumentoJason Hall
      FotografiaTom Stern
      ElencoBradley Cooper (Chris Kyle), Sienna Miller (Taya Renae Kyle), Max Charles (Colton Kyle), Luke Grimes (Marc Lee), Kyle Gallner (Goat-Winston)
      Ano2014
      PaísEUA

    1 comentários:

    Online Short Movies #2



    "Quem adormece em Democracia, acorda em Ditadura."
    BRANCO, de Luís Alves e com Nuno Melo em fulgurante protagonismo, constituiu a primeira incursão pela crítica no The Short Guide To Movies. No momento em que a curta-metragem já se encontra disponível para visualização online, não podíamos deixar de recordar como a contestação à austeridade económica pode ser tudo menos austera. Venham mais trabalhos, Luís!


  • . Ficha Técnica / Credits:
    • Realização e ArgumentoLuís Alves
      ProduçãoLuís Alves, Daniel Bichinho
      FotografiaRuben Ivan Esteves, João Carlos Rodrigues
      ElencoNuno Melo (Branco), Joaquim Nicolau (Isaías), Fernando Ferrão (Duques)
      Ano2013
      PaísPortugal

    0 comentários:

    THE BIGAMIST (1953, Ida Lupino)



    Vítima e vítimas.
    Harry Graham até pode ser um arrependido marido adúltero, mas o sofrimento em THE BIGAMIST é completamente no feminino, com Ida Lupino — domando o argumento de moral quase ímpia que lhe foi claramente pespegado — a resgatar o brio das duas esposas (a própria Lupino e Joan Fontaine) do filme. O ambiente noir e um desenlace ambíguo equilibram a balança da "justiça de género", revelando, desde o primeiro frame, a destreza de uma cineasta "inadaptada" para a sua época.



  • . Ficha Técnica / Credits:
    • RealizaçãoIda Lupino
      Produção e ArgumentoCollier Young
      FotografiaGeorge Diskant
      MúsicaLeith Stevens
      ElencoJoan Fontaine (Eve Graham), Ida Lupino (Phyllis Martin), Edmund Gwenn (Mr. Jordan), Edmond O'Brien (Harry Graham / Harrison Graham)
      Ano1953
      PaísEUA

    0 comentários:

    Short of the Day #65



    Amor a todo o custo.
    A fazer furor pela Internet nos últimos dias, HE TOOK HIS SKIN OFF FOR ME é peculiar cartão de visita para o cinema de Ben Aston (há muito de bom para ver no seu perfil do Vimeo). Conto pessimista, quase romântico e detentor da moral amarga de que o amor não se coaduna sempre com entrega incondicional, não duvidem que este filme ocupará a vossa mente por alguns dias.


    • . Ficha Técnica
    RealizaçãoBen Aston
    ProduçãoFiona Lamptey
    ArgumentoBen Aston, Maria Hummer, Mikko Makela
    FotografiaYiannis Manolopoulos
    MúsicaMark Sayfritz
    ElencoSebastian Armesto (Ele), Anna Maguire (Ela)
    Ano2014
    PaísReino Unido

    0 comentários:

    Short of the Day #64



    A Humanidade em cinco minutos.
    Seleccionado na Competição Internacional do IndieLisboa, YEARBOOK é considerada pela New Yorker como uma das melhores curtas do ano transacto. Não é árduo obter tal veredicto: com irónico humor e significância emocional, Bernardo Britto construiu uma sólida peça sócio-política sobre a importância da memória (seja ela benéfica ou negativa) do nosso mundo.


    • . Ficha Técnica
    Realização e ArgumentoBernardo Britto
    ProduçãoBenjamin Cohen, Lucas Leyva, Brett Potter
    MúsicaMatthew Cooper
    Ano2014
    PaísEUA

    0 comentários:

    BIRDMAN OR (THE UNEXPECTED VIRTUE OF IGNORANCE) (2014, Alejandro González Iñárritu)



    Um regresso ao ninho de cucos.
    É nosso hábito não desdenhar tour de force técnicos, mas BIRDMAN OR (THE UNEXPECTED VIRTUE OF IGNORANCE) [a.k.a. BIRDMAN OU (A INESPERADA VIRTUDE DA IGNORÂNCIA)], filme assente num falso plano-sequência de 120 minutos minuciosamente construído por Emmanuel Lubezki com todos os benefícios da trucagem digital, não converte esse trunfo tecnológico em proveitoso exercício de style over substance. Numa história de oscilantes estados mentais, Michael Keaton — herói e vilão no mesmo enquadramento — está sempre um nível acima da mediania restante.



  • . Ficha Técnica / Credits:
    • RealizaçãoAlejandro G. Iñárritu
      ProduçãoJohn Lesher, Arnon Milchan, James W. Skotchdopole
      ArgumentoAlejandro G. Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris Jr., Armando Bo
      FotografiaEmmanuel Lubezki
      MúsicaAntonio Sanchez
      ElencoMichael Keaton (Riggan Thomson / Birdman), Edward Norton (Mike Shiner), Emma Stone (Sam Thomson), Naomi Watts (Lesley), Zach Galifianakis (Jake), Andrea Riseborough (Laura), Amy Ryan (Sylvia Thomson), Lindsay Duncan (Tabitha Dickinson)
      Ano2014
      PaísCanadá / EUA

    0 comentários:

    Short of the Day #63



    'Yer gonna make me lonesome when you go'.
    Da blogosfera nacional de cinema para Hollywood, Filipe F. Coutinho recorda eficazmente, neste HOMECOMING, o poder emocional que só o drama íntimo e familiar consegue suscitar. Eis a câmara, simultaneamente interventiva e observadora, de um jovem talento português por terras norte-americanas.


    • . Ficha Técnica
    Realização e ArgumentoFilipe F. Coutinho
    ProduçãoSergio Arroyo
    FotografiaVadim Aynbinder
    MúsicaDGarrett Crosby, Ian Rees
    Ano2013
    PaísEUA

    0 comentários:

    The Short Guide to the 87th Academy Awards



    Os nomeados para a 87ª edição dos Oscars da Academia nas categorias de Curtas-Metragens.


    MELHOR CURTA-METRAGEM LIVE ACTION
    MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
    MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM

    A lista completa dos nomeados pode ser consultada no site oficial da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

    0 comentários:

    Short of the Day #62



    De amigo para amigo.
    Rodada durante as filmagens de THE RAIN PEOPLE (a.k.a. CHOVE NO MEU CORAÇÃO), obra de um Francis Ford Coppola já não muito distante do sucesso da saga O PADRINHO, FILMMAKER (1968) é uma curta documental que, pelo testemunho do método e frenesim criativo daquele cineasta, revela a admiração e amizade entre George Lucas e Coppola. O estilo cinema verité patenteado merece peculiar atenção: nada aqui faz antever a fantasia de STAR WARS.


    • . Ficha Técnica
    Realização, Argumento e FotografiaGeorge Lucas
    MúsicaDon Great, Steppenwolf
    Ano1968
    PaísEUA

    0 comentários:

    The Short Guide to Berlinale 2015



    27 filmes de 18 países estão em competição pelos Urso de Ouro e Prata, assim como por uma nomeação para Melhor Curta-Metragem nos Prémios do Cinema Europeu e o cheque de 20 mil euros do Audi Short Film Award.
    A reflexão sobre o estado da sociedade e política contemporânea, onde a lógica e as normas parecem ter sido suspensas permanentemente, imbui-se no programa e gera todo o género de simetrias. Independentemente do tamanho dos orçamentos de produção, os cineastas de hoje têm a possibilidade de recorrer à tecnologia analógica e digital para preencher o espaço cinematográfico com hipóteses e soluções para esta relevante temática.


    Press Release

    0 comentários:

    Short of the Day #61



    Dramas silenciosos.
    Curta-metragem financiada por uma clínica médica de Zurique, Sergei Eisenstein coagitou a abordagem documental para FRAUENNOT — FRAUENGLÜCK (a.k.a. MISERY AND FORTUNE OF WOMEN), mas Eduard Tissé completou o projecto na forma de um poderoso drama social sobre o aborto e respectivo enquadramento legal no seio da depressão financeira da Europa dos anos 20. O resultado final salda-se num documentário híbrido que poderá traçar interessantes paralelos com a forma como a interrupção voluntária da gravidez é encarada nos nossos dias.


    • . Ficha Técnica
    RealizaçãoEduard Tissé
    ProduçãoLazar Wechsler
    ArgumentoGrigori Aleksandrov, Sergei M. Eisenstein
    FotografiaEmil Berna, Eduard Tissé
    Ano1930
    PaísSuíça

    0 comentários:

    THE STRANGE AFFAIR OF UNCLE HARRY (1945, Robert Siodmak)



    Sororicídio e incesto não se intimidam com finais felizes.
    THE STRANGE AFFAIR OF UNCLE HARRY (a.k.a. VENENO QUE LIBERTA), título menos conhecido de entre os vários noirs norte-americanos assinados por Robert Siodmak, destaca-se pela coragem temática de uma narrativa que elege o incesto (dissimulado, mas perceptível para o observador contemporâneo) e o homicídio familiar como temas principais. Apesar das condicionantes de um final "encomendado" para os gostos do Motion Picture Production Code, é sempre notório o superior trabalho de sombras da câmara de Siodmak, inclusivamente nos diversos campo/contracampo do filme, que nunca ocultam os dilemas de George Sanders nem a beleza de Geraldine Fitzgerald e Ella Raines.



  • . Ficha Técnica / Credits:
    • RealizaçãoRobert Siodmak
      ProduçãoJoan Harrison
      ArgumentoStephen Longstreet
      FotografiaPaul Ivano
      ElencoGeorge Sanders (Harry Melville Quincey), Geraldine Fitzgerald (Lettie Quincey), Ella Raines (Deborah Brown), Sara Allgood (Nona), Moyna Macgill (Hester Quincey)
      Ano1945
      PaísEUA

    0 comentários:

    ADIEU AU LANGUAGE (2014, Jean-Luc Godard)



    Vívidas metáforas.
    Se outrora Godard enunciara que "o cinema é uma arte sem futuro", ADIEU AU LANGUAGE (a.k.a. ADEUS À LINGUAGEM) fornece muitas e contrárias evidências. Testemunhamos um autor no pleno domínio experimentalista do digital e do 3D, mecânicas direccionadas para uma metáfora godardiana apartada, enfim!, do anacronismo intelectual de FILM SOCIALISME e totalmente consonante com as angústias da Europa e do mundo contemporâneos.



  • . Ficha Técnica / Credits:
    • Realização e ArgumentoJean-Luc Godard
      ProduçãoBrahim Chioua, Vincent Maraval, Alain Sarde
      FotografiaFabrice Aragno
      ElencoHéloïse Godet (Josette), Kamel Abdeli (Gédéon), Richard Chevallier (Marcus)
      Ano2014
      PaísFrança | Suíça

    0 comentários:

    FOXCATCHER (2014, Bennett Miller)



    "Ornitólogo, Filatelista, Filantropo".
    Pela sua tensa e dramática atmosfera, e no remordimento que cerca o personagem de Steve Carrell (irreconhecível e assombroso) em FOXCATCHER, não será ousado apelidar Bennett Miller como um dos autores contemporâneos mais aptos na análise de uma certa aura trágica americana, onde os falhanços pessoais e/ou sociais rondeiam o pessimismo, a superstição e a violência. Tais juízos, já perceptíveis em CAPOTE (2005) e MONEYBALL (2011), encontram palco maior neste FOXCATCHER, obra exigente e cuja maturação revelar-se-à benéfica.



  • . Ficha Técnica / Credits:
    • RealizaçãoBennett Miller
      ProduçãoAnthony Bregman, Megan Ellison, Jon Kilik, Bennett Miller
      ArgumentoE. Max Frye, Dan Futterman
      FotografiaGreig Fraser
      MúsicaRob Simonsen
      ElencoChanning Tatum (Mark Schultz), Steve Carell (John du Pont), Mark Ruffalo (David Schultz), Sienna Miller (Nancy Schultz), Vanessa Redgrave (Jean du Pont), Anthony Michael Hall (Jack)
      Ano2014
      PaísEUA

    0 comentários:

    Short of the Day #60



    Lições de natação.
    Da curta filmografia de Jean Vigo, TARIS, ROI DE L'EAU (a.k.a. JEAN TARIS, SWIMMING CHAMPION) será provavelmente o seu título menos conhecido: uma peculiar demonstração cinematográfica de diversos estilos de natação protagonizada por Jean Taris, atleta olímpico francês, registada segundo os domínios então inovadores do realizador de ZERO EM COMPORTAMENTO (1933) e O ATALANTE (1934).


    • . Ficha Técnica
    Realização e ArgumentoJean Vigo
    FotografiaBoris Kaufman
    Ano1931
    PaísFrança

    0 comentários:

    POPIÓL I DIAMENT (1958, Andrzej Wajda)



    Definitivamente, um diamante.
    Genuína obra maior do cinema da Europa de Leste e de evidente influência cultural, POPIÓŁ I DIAMENT (a.k.a. ASHES AND DIAMONDS) salienta as disparidades da identidade nacional de uma Polónia arruinada, traumatizada e recentemente saída da Segunda Guerra Mundial. O turbilhão político a que assistimos permanecerá, inevitavelmente, em plano secundário face ao dilema do seu protagonista, Maciek (Zbigniew Cybulski, o "James Dean polaco"), entre a descoberta do verdadeiro amor e a sua obediência militar. E, por isso, o trágico final engendrado por Andrzej Wajda é hipnótico e devastador como poucos.



  • . Ficha Técnica / Credits:
    • RealizaçãoAndrzej Wajda
      ArgumentoAndrzej Wajda, Jerzy Andrzejewski
      FotografiaJerzy Wójcik
      MúsicaFilip Nowak
      ElencoZbigniew Cybulski (Maciek Chelmicki), Ewa Krzyzewska (Krystyna), Waclaw Zastrzezynski (Szczuka), Adam Pawlikowski (Andrzej), Bogumil Kobiela (Drewnowski)
      Ano1958
      PaísPolónia

    0 comentários:

    Short of the Day #59



    And all that jamming!
    JAMMIN' THE BLUES, de Gjon Mili, é uma cinética jam session que se distingue não só pelo primor no recurso a processos estroboscópicos de imagem, como também por congregar, no mesmo filme, alguns dos músicos de jazz mais conhecidos da sua época: Lester Young, George 'Red' Callender, Sidney Catlett, Barney Kessel ou Marie Bryant. Tudo isto e ainda o frenético jitterbug de Archie Savage.


    • . Ficha Técnica
    RealizaçãoGjon Mili
    ProduçãoGordon Hollingshead
    FotografiaRobert Burks
    Ano1944
    PaísEUA

    0 comentários:

    LA MORT EN CE JARDIN (1956, Luis Buñuel)



    O filme de aventuras do surrealista.
    Título obscuro da filmografia de Buñuel, torna-se aprazível observar LA MORT EN CE JARDIN (a.k.a. LABIRINTO INFERNAL) pela forma como a subversão dos mecanismos do filme de aventuras é habilmente revelada. Mormente na segunda metade da narrativa, onde se apreende — desde a serpente pavorosamente devorada por formigas até à visão de Simone Signoret em vestido de gala e com jóias em plena floresta amazónica — a reconhecível imagética do seu cineasta. Longe de ser obra-prima, é o exemplar resultado do "Cinema por encomenda" de Luis Buñuel.



  • . Ficha Técnica / Credits:
    • RealizaçãoLuis Buñuel
      ArgumentoLuis Buñuel, Luis Alcoriza, Raymond Queneau, Gabriel Arout
      FotografiaJorge Stahl Jr.
      MúsicaPaul Misraki
      ElencoSimone Signoret (Djin), Charles Vanel (Castin), Georges Marchal (Shark), Michel Piccoli (Padre Lizardi), Tito Junco (Chenko), Michèle Girardon (María Castin)
      Ano1956
      PaísFrança | México

    0 comentários:

    Short of the Day #58



    De valentes está o cemitério cheio.
    Para um documentário sobre a coragem humana, um documentário de corajosa produção. PERCEBEIROS (2011, David Beriain) destaca-se imediatamente pelo nível da sua fotografia (óptimo exemplar do melhor que o digital proporciona ao cinema documental, cujos detalhes podem ser conhecidos aqui) em torno da história pessoal de Serxo Ces, homem que encontra numa profissão arriscada não só a sua sobrevivência, como motivos para a reflexão sobre a condição humana no seio dos elementos naturais mais hostis.


    • . Ficha Técnica
    RealizaçãoDavid Beriain
    ArgumentoFernando Ureña
    FotografiaSergio Caro, Ernesto Villalba, Sergio Carmona
    MúsicaAnxo Pintos
    Ano2011
    PaísEspanha

    0 comentários: