Short of the Day #83



Estudo de vestígios do horror.

«ARCHEOLOGIA é, à primeira vista, um filme de objectos, objectos exumados, numerados, classificados e expostos por intermédio do "olhar atento" da câmara. Através desta dinâmica, os objectos encontrados perdem a sua função primária para se converterem em vestígios»1. Andrzej Brzozowski documenta, neste particular contexto, o labor preciso de uma ciência essencial para a escrita da História, preparando o terreno, de modo igualmente meticuloso, para um desfecho ressoante.


A study on traces of horror.

«ARCHEOLOGIA seems at first like a film about objects, exhumed, numbered, labeled and exposed objects through the lens of the camera. With that gesture, the found objects lose their basic function converting themselves into traces»1. Andrzej Brzozowski documents, in this specific context, the accurate labour of an essential science to the writing of History, setting the path, in an equally thorough way, to a resounding ending.

1 in Archeologia d’Andrzej Brzozowski, por/by Ania Szczepanska.

  • . Ficha Técnica / Credits:
Realização / Directed byAndrzej Brzozowski
Fotografia / Cinematography byJanusz Czecz
Ano / Year of release1968
País / CountryPolónia / Poland

0 comentários:

The Short Guide to MOTELx 2015



Competição Oficial de Curtas-Metragens do MOTELx 2015.

Short Films Competition for MOTELx 2015.


  • A TUA PLATEIA (Óscar Faria)

  • O interior de Portugal está cada dia mais isolado e abandonado. Um homem misterioso conduz nas suas estradas vazias recolhendo pedras, paus e... vítimas. Que anda ele a construir?

    Portugal’s countryside is everyday more isolated and lonesome. In its empty roads, a mysterious man drives around gathering sticks, stones... and victims. What's he building over there?


  • ANDLIT (João Teixeira Figueira)

  • Um robô vive sozinho num edifício abandonado, estudando a vida humana por um catálogo de pinturas e fingindo que bebe chá em companhia imaginária.

    A robot lives on his own in an abandoned building, studying human life by looking at painting catalogues and pretending to drink tea with an imaginary friend.


  • EFEITO ISAÍAS (Ramón de los Santos)

  • Isaías nunca ouviu falar de mecânica quântica ou de universos paralelos. Esta noite a sua percepção da realidade será irremediavelmente alterada.

    Isaías has never heard of quantum mechanics or parallel universes. Tonight, his perception of reality will be changed forever.


  • ERMIDA (Vasco Esteves)

  • Numa ermida abandonada uma adolescente entrega-se a um rapaz, incauta para o que se esconde nas sombras.

    In an abandoned hermitage, a teenage girl gives herself to a boy, without realizing that something is hiding in the shadows.


  • GASOLINA (João Teixeira)

  • Um casal tira partido da escuridão da noite, acabando por ficar sem gasolina no seu carro. Ao procurarem ajuda percebem que a crise está a alastrar e a obrigar as pessoas a fazerem coisas terríveis.

    A couple is enjoying the darkness and ends up with no gas in their car. While trying to get help, they realize the economic crisis is expanding and forcing people to do terrible things.


  • INSÓNIA (Bernardo Lima)

  • Um homem solitário vagueia pela noite, tentando combater o vazio. Depois de se cruzar com uma mulher em apuros, acaba arrastado para um submundo violento.

    A lonely man wonders through the night, trying to fight the emptiness inside him. After crossing paths with a woman in danger, he ends being pulled into a dark spiral of violence.


  • MIAMI (Simão Cayatte)

  • O sonho de fama de uma adolescente transforma-se numa perigosa obsessão.

    A teenage girl’s dream of fame becomes a dangerous obsession.


  • O TESOURO (Paulo Araújo)

  • Três miseráveis mas fidalgos irmãos encontram um cofre cheio de ouro e têm que decidir como o vão dividir. Matar um deles poderá ser uma solução.

    Three miserable noblemen stumble upon a chest full of gold and need to decide how to divide it between them. Killing one of them might be a solution.


  • THE BAD GIRL (Ricardo Machado)

  • Uma mulher de alma perdida confessa-se depois de assistir ao fenómeno milagroso de uma estátua a chorar lágrimas de sangue.

    A woman with a broken soul confesses her sins after seeing the miraculous phenomenon of a statue crying blood.


  • THE LAST NAZI HUNTER 2 (Carlos Silva)

  • Acamado, à beira da morte, o último caçador de nazis envia o seu neto, um pacifista tímido, a Portugal para matar o sanguinário Dentista de Dachau.

    On his deathbed, the last Nazi hunter sends his pacifist nephew to Portugal to kill the blood thirsty Dachau dentist.


A programação completa do MOTELx 2015, que decorrerá de 8 a 13 de Setembro, pode ser consultada no site oficial do festival.
The full programme of MOTELx 2015, which will take place from September 8 to 13, can be accessed in the official site of the festival.

0 comentários:

Short of the Day #82



A realidade é sempre violenta em qualquer época.

No momento em que eventos recentes colocaram o debate em torno da violência na sociedade e nos media de volta à ordem do dia, justifica-se recordar Aldo Tambellini e o seu BLACK TV, obra hipnótica, sensorialmente austera e de profundo sentido crítico às possibilidades e ameaças da chamada Era da Informação. Numa subversão pura de imagens e sons de arquivo da sua época (a Guerra do Vietname, o assassinato de Robert Kennedy, os motins raciais de Chicago em 1968, ...), aqui não é dada ao espectador hipótese de sentimento de indiferença.


Reality sure is violent in any age.

With the discussion around violent societies, and how they are displayed by the mass media, back to the public opinion in the wake of recent events, it is fair to remember Aldo Tambellini’s BLACK TV, a hypnotic, sensorially austere and critically aware feature about the possibilities and threats of the so-called Information Age. With a pure subversion of archive images and sounds of its era (the Vietnam War, the Robert Kennedy assassination, the Chicago riots in 1968, ...), indifference is not an option in the eyes of the beholder.


  • . Ficha Técnica / Credits:
Realização / Directed byAldo Tambellini
Ano / Year of release1968
País / CountryEUA / USA

0 comentários:

3-D RARITIES



O vermelho para o olho direito, o verde sobre o esquerdo.

Pela mão da Flicker Alley e do 3-D Film Archive, 3-D RARITIES — colectânea de curtas-metragens produzidas e exibidas em 3D anáglifo entre 1922 e 1953 — revela-se como um dos lançamentos em Blu-Ray mais essenciais de 2015. De sólido conteúdo recreativo e valor didáctico, os títulos aqui reunidos testemunham, não só, o carácter pioneiro dos profissionais da Sétima Arte nos seus primeiros cinquenta anos, como demonstram o poder de entretenimento que o formato tridimensional encerra.
Mas também comprovam a sua limitação. Os "objectos intimidatórios" que se cercam do rosto do espectador nos testes levados a cabo por John Norling e Jacob Leventhal em 1935, a publicidade da Bolex Stereo 3D em 1952 ou, até, os delirantes trailers de IT CAME FROM OUTER SPACE e THE MAZE, indiciam porque o 3D só conheceu ressurgimento comercial nos anos 2000. Mas podemos sempre maravilhar-nos com as curtas de animação de Norman McLaren (sem dúvida, os melhores momentos desta edição), nomeadamente AROUND IS AROUND (1951), uma breve mas hipnótica maravilha de cor, movimento e profundidade.


The red over the right eye, the green over the left.

Brought to light by Flicker Alley and the 3-D Film Archive, 3-D RARITIES — a collection of 3D short films produced and showned between 1922 and 1953 — comes forward as one of the most essential 2015 Blu-Ray releases. An effort of reliable exhilarating content and educational value, this gathering of features not only prove the pioneering nature of moviemaking in its first 50 years, but also the power of entertainment mustered by the three-dimensional format.
However, it also shows the limitations. The 'intimidating objects' throwned at the viewers in John Norling and Jacob Leventhal's 1935 3D tests, the Bolex Stereo 3D 1952 commercial, or the light-headed trailers for
IT CAME FROM OUTER SPACE and THE MAZE are plain evidences of the reasons why 3D film only met its mainstream resurgence in the 2000s. But it is also possible to get acquainted with Norman McLaren's animated short films — which provide the best moments of this film collection —, specially in AROUND IS AROUND (1951), a brief but hypnotic wonder of color, movement and depth perception.


0 comentários:

Short of the Day #81



A primeira skirt-up girl do Cinema.

Poderá afirmar-se que a sugestão erótica, feminina e mainstream, no Cinema tem a sua origem em WHAT HAPPENED ON TWENTY-THIRD STREET, NEW YORK CITY (1901)? A invocar Marilyn Monroe cinquenta anos antes de O PECADO MORA AO LADO (1955, Billy Wilder), George S. Fleming e Edwin S. Porter assinam este suposto "apanhado", rico em valor documental e efeito humorístico, nas ruas da Nova Iorque do início do Séc XX.


The first skirt-up girl on film.

Is it possible to say that Cinema's feminine and mainstream erotic suggestion was created by WHAT HAPPENED ON TWENTY-THIRD STREET, NEW YORK CITY 81901)? Evoking Marylin Monroe in Billy Wilder's THE SEVEN YEAR ITCH (1955), George S. Fleming and Edwin S. Porter brings us, with an undeniable documentary value and old plain humour, this would-be 'Surprise Surprise' in the early 20th century New York streets.


  • . Ficha Técnica / Credits:
Realização / Directed byGeorge S. Fleming, Edwin S. Porter
Fotografia / Cinematography byEdwin S. Porter
Ano / Year of release1901
País / CountryEUA / USA

0 comentários:

Short of the Day #80



Uma dramática obra de animação.

Avaliado como um dos primeiros documentários de animação da história do cinema, THE SINKING OF THE LUSITANIA impressiona, para o espectador contemporâneo, pela combinação entre os seus elementos propagandísticos de uma tragédia da qual não existem registos filmados e o realismo dramático de imagens produzidas em 1918. Sequências como o primeiro impacto de um torpedo no Lusitania ou o pânico dos naufragados demonstram a precisão do trabalho de Winsor McKay (mais conhecido pela realização de GERTIE THE DINOSAUR), cineasta que nutriu, em plenos primórdios do género, a noção de animação enquanto forma pura de arte.


A dramatic work of animation.

Regarded as one of the first animated documentaries in film history, THE SINKING OF THE LUSITANIA strikes, to the modern viewer, for the combination of its propagandistic elements around a never-photographed tragedy and the dramatic realism of animated cells produced in 1918. Scenes like the torpedo’s first impact in the Lusitania or the panic of the shipwrecked proves the laborious work of Winsor McKay (best known for directing GERTIE THE DINOSAUR), a filmmaker that nurtured, since the early years of animated movies, the notion of animation as an expression of pure artistry.


  • . Ficha Técnica / Credits:
Realização, Produção e Argumento / Directed, Produced and Written byWinsor McCay
Ano / Year of release1918
País / CountryEUA / USA

0 comentários:

Short of the Day #79



Revolução em sépia.

Obra subversiva, de exigente construção cinematográfica e considerada desaparecida durante largos anos, MANHÃ CINZENTA (1969), de Olney São Paulo, encena a resistência ideológica à ditadura militar no Brasil através da revolta de um país imaginário da América Latina — profetizando, desta forma, a prisão e tortura do próprio realizador por esta sua visão de uma nação subjugada nos seus direitos humanos.


Revolution in sepia tones.

A subversive movie, formally demanding and considered lost for many years, Olney São Paulo's MANHÃ CINZENTA (1969, a.k.a. GREY MORNING) stages an ideological resistance to the brazilian military government through the uprising of an imaginary Latin America country — therefore prophesying the director's own prison and torture for his vision of a human rights subdued nation.


  • . Ficha Técnica / Credits:
Realização / Directed byOlney São Paulo
Fotografia / Cinematography byJosé Carlos Avellar
Elenco / CastJanet Chermont, Sonélio Costa, Maria Helena Saldanha, Jorge Dias, Nestor Noya
Ano / Year of release1969
País / CountryBrasil / Brazil

0 comentários:

Short of the Day #78



A cidade vertiginosa.

As luzes, cores, sons, movimentos, rostos, enfim, o próprio zeitgeist de SAN FRANCISCO nos finais dos anos 60 é capturado por Anthony Stern — e ao som de 'Interstellar Overdrive' dos Pink Floyd — nesta curta, visceral e frenética, que, pela sua influência vanguardista e apaixonada observação de uma cidade, é digna de figurar na mesma lista onde conste A PROPOS DE NICE (1930, Jean Vigo) ou BERLIN: SYMPHONY OF A CITY (1927, Walther Ruttman).


The exciting city.

The lights, colors, beats, faces, I mean, the entire SAN FRANCISCO's late 60's zeitgeist are captured by Anthony Stern — scored by The Pink Floyd's 'Interstellar Overdrive' — in this visceral and frenzied short which, by its avant-garde influence and passionate observation of the city, must be ranked along such movies as A PROPOS DE NICE (1930, Jean Vigo) or BERLIN: SYMPHONY OF A CITY (1927, Walther Ruttman).


  • . Ficha Técnica / Credits:
Realização, Argumento e Fotografia / Directed, written and shot byAnthony Stern
Produção / Produced byAlan Callan, Jeremy Mitchell, Iris Sawyer
Música / Music byPink Floyd
Ano / Year of release1968
País / CountryReino Unido / United Kingdom

0 comentários:

Short of the Day #77



Kafka dos 8 aos 80 anos.
Se algum dia pudermos falar de uma língua franca para o Cinema, o filme animado poderá muito bem ocupar esse estatuto. THE METAMORPHOSIS OF MR. SAMSA, de Caroline Leaf, atesta bem esse conceito, adaptando o cariz depressivo e opressor do clássico de Franz Kafka com um magnífico domínio da areia enquanto ferramenta de animação.
Kafka for the masses.

If we ever choose a common language for Cinema, the animated movie may very well fill in that place. Caroline Leaf's THE METAMORPHOSIS OF MR. SAMSA is a clear reminder of that fact, adapting the depressive and oppressive nature of Franz Kafka's classic with a superb mastery of sand as animation technique.


  • . Ficha Técnica / Credits:
Realização, Produção e Argumento / Directed, Produced and Written byCaroline Leaf
Ano / Year of release1978
País / CountryCanadá | EUA / Canada | USA

0 comentários:

Short of the Day #76



Colorida decadência em 16mm.

Apesar de todo o seu hiper-realismo grotesco e transgressor, CHOFUKU-KI (a.k.a. BUTTERFLY DRESS PLEDGE), de Shûji Terayama, as cores são as reais estrelas desta curta. A paleta aparenta estar sempre em iminente mercê da película de 16mm, formato capaz de alterar realidades simuladas como nenhum outro na História do Cinema.


Colorful waning in 16mm.

In spite of all his grotesque and transgressive hyperrealism, BUTTERFLY DRESS PLEDGE (a.k.a. CHOFUKU-KI), by Shûji Terayama, the colors are the real stars in this short film. The palette always seems to be on the verge of being swallowed by the use of 16mm stock, a tool capable of shaping simulated realities like no other in the history of filmmaking.

  • . Ficha Técnica / Credits:
Realização / Directed byShûji Terayama
Ano / Year of release1974
País / CountryJapão / japan

0 comentários: