The Short Guide to 2015 (Part II)

Os melhores filmes estreados em Portugal ao longo de 2015 — do 10º ao 1º lugar:

  • 10. BLACKHAT: AMEAÇA NA REDE (Michael Mann)





  • 9. VÍCIO INTRÍNSECO (Paul Thomas Anderson)





  • 8. UM ANO MUITO VIOLENTO (J.C. Chandor)





  • 7. NATIONAL GALLERY (Frederick Wiseman)





  • 6. MAD MAX: ESTRADA DA FÚRIA (George Miller)





  • 5. KURT COBAIN: MONTAGE OF HECK (Brett Morgen)





  • 4. JOÃO BÉNARD DA COSTA — OUTROS AMARÃO AS COISAS QUE EU AMEI (Manuel Mozos)





  • 3. ADEUS À LINGUAGEM (Jean-Luc Godard)





  • 2. LEVIATÃ (Andrey Zvyagintsev)





  • 1. É DIFÍCIL SER UM DEUS (Aleksey German)





2 comentários:

The Short Guide to 2015 (Part I)

Os melhores filmes estreados em Portugal ao longo de 2015 — do 20º ao 11º lugar:

  • 20. EX MACHINA (Alex Garland)





  • 19. TIMBUKTU (Abderrahmane Sissako)





  • 18. MONTANHA (João Salaviza)





  • 17. AMY (Asif Kapadia)





  • 16. ESTAÇÕES DA CRUZ (Dietrich Brüggemann)





  • 15. O PAÍS DAS MARAVILHAS (Alice Rohrwacher)





  • 14. O PEQUENO QUINQUIN (Bruno Dumont)





  • 13. O CONTO DA PRINCESA KAGUYA (Isao Takahata)





  • 12. MINHA MÃE (Nanni Moretti)





  • 11. TAXI (Jafar Panahi)





0 comentários:

Short of the Day #98



In Memoriam: Haskell Wexler (1922 - 2015)


0 comentários:

Trains in Movies #14



LAKE OF THE DEAD
(1958, Kåre Bergstrøm, 00:08:36 )

0 comentários:

Short of the Day #97



Feliz Natal!

Clássico de animação da Metro-Goldwyn-Mayer, THE NIGHT BEFORE CHRISTMAS é proposta nostálgica para aquecer o coração cinéfilo neste Natal.



  • . Ficha Técnica:
RealizaçãoJoseph Barbera, William Hanna
ProduçãoFred Quimby
Ano1941
PaísEUA

0 comentários:

The Short Guide to 2015 - Short Films Edition


As melhores curtas-metragens de 2015 exibidas em Portugal.


  • 10. CALLAS RELOADED (Fred Morin)





  • 9. THIS PARTICULAR NOWHERE – PART I – SOME OF WIGNER'S FRIENDS (Rita Macedo)





  • 8. O REBOCADOR (Jorge Cramez)





  • 7. ACORDA, LEVIATÃ (Carlos Conceição)



  • 6. IEC LONG (João Pedro Rodrigues & João Rui Guerra da Mata)





  • 5. HOSANNA (Na Young-kil)





  • 4. 09:55-11:05, INGRID EKMAN, BERGSGATAN 4B (Cristine Berglund & Sophie Vukovic)



  • 3. END OF SUMMER (Jóhann Jóhannsson)





  • 2. REQUIEM TO A SHIPWRECK (Janis Rafa)





  • 1. A GLÓRIA DE FAZER CINEMA EM PORTUGAL (Manuel Mozos)



Agradecimentos: Indie Lisboa - Festival Internacional de Cinema Independente | Queer Lisboa | Doclisboa

0 comentários:

Short of the Day #96



Entretanto, noutra parte da galáxia...

Paródia singular sobre o universo STAR WARS, este HARDWARE WARS — rodado em Super 8 e produzido ao custo da chuva — revela-se treze minutos de eficaz humor em torno dos momentos mais memoráveis do filme de George Lucas, ostentando efeitos especiais e um rol de personagens (Fluke Starbucker, Princesa Anne-Droid, Arty-Deco e — leiam em voz alta — 4-Q-2) que seduzem completamente pela originalidade e absoluto sentido de ousadia.



  • . Ficha Técnica:
Realização e ArgumentoErnie Fosselius
ProduçãoErnie Fosselius, Michael Wiese
FotografiaJohn V. Fante, Michael Wiese
ElencoScott Mathews (Fluke Starbucker), Cindy Furgatch (Princesa Anne-Droid), Bob Knickerbocker (Ham Salad), Frank Robertson (4-Q-2), Jeff Hale (Augie 'Ben' Doggie), Paul Frees (Narrador)
Ano1978
PaísEUA

0 comentários:

Short of the Day #95



"Radio is a fantasy...".

No dia em que STAR WARS: O DESPERTAR DA FORÇA estreia nas salas portuguesas, recordamos os tempos de estudante de George Lucas. Documentário sobre Bob Hudson, animador de rádio e contador de histórias (incluindo uma fantasia que envolve Sophia Loren e Elizabeth Taylor), e ao som dos The Beatles, Jefferson Airplane e Donovan, THE EMPEROR demonstra o dinamismo visual do seu jovem realizador, confiante no ocasional experimentalismo das suas imagens e plenamente imbuído do espírito do seu tempo.
É fácil concluir que nada aqui fazia prever as futuras guerras intergalácticas de George Lucas, com os seus lados negros da Força e Wookiees ou Ewoks.



  • . Ficha Técnica:
RealizaçãoGeorge Lucas
ArgumentoPaul Golding, Bob Hudson, George Lucas, John Milius, Rick Robertson, Gary Rockland
Ano1967
PaísEUA

0 comentários:

Meshes of the Afternoon #11



Incluído na série Six Kinds of Light: Masters of Cinematography, produzida pela PBS em 1986, o episódio dedicado a John Alcott é, também, um relance sobre o método de trabalho de Stanley Kubrick — com quem o director de fotografia concebeu quatro filmes —, devidamente sumarizado na principal recordação de Shelley Duvall sobre SHINING (aos 18:41): "'The 18 and the tube!' Jack Nicholson and I would just cringe everytime we heard them say 'okay, give me the 18 and the tube'. And we were getting so disappointed... It makes furniture look great but, for faces, I don't think it does too well."


0 comentários:

Meshes of the Afternoon #10














Money Shots: The Best Cinematography of 2015


Via Fandor

0 comentários:

AS MIL E UMA NOITES (2015, Miguel Gomes)



Este país não é para austeros.

Nenhuma crise financeira ou revolta social apresentam somente uma faceta. E, com essa convicção, é no formato adoptado por Miguel Gomes, para esta sua "odisseia" de seis horas, que a trilogia AS MIL E UMA NOITES triunfa por inteiro.
Pelos episódios documentados, recriados ou fantasiados, torna-se óbvio, perante o espectador, o desmedido material de pesquisa à disposição do cineasta. Mas o principal mérito é observar como o real social, o surrealismo depressivo e o onírico se fundem de modo natural, lúdico e perturbador.
Mesmo que Miguel Gomes não evite, a espaços, capitular ao humor de cariz quase pueril (pois queríamos saber mais sobre a sua "fuga à responsabilidade" e menos de "abismos-ismos-ismos"), AS MIL E UMA NOITES é um empreendimento criativo de inegável singularidade.



  • . Ficha Técnica / Credits:
    • RealizaçãoMiguel Gomes
      ProduçãoSandro Aguilar, Thomas Ordonneau, Luís Urbano
      ArgumentoTelmo Churro, Miguel Gomes, Mariana Ricardo
      FotografiaSayombhu Mukdeeprom
      ElencoCrista Alfaiate (Xerazade / Condessa Beatriz), Adriano Luz (Luís/Pai do Bom Ladrão), Rogério Samora (Primeiro-Ministro), Carloto Cotta (Tradutor/Careto/Paddleman), Luísa Cruz (Juíza), Joana de Verona (Vânia / Filha da Juíza), Gonçalo Waddington (Filho Idiota / Vasco), João Pedro Bénard (Humberto), Teresa Madruga (Luísa), Chico Chapas (Simão 'Sem Tripas'/Passarinheiro)
      Ano2015
      PaísAlemanha | França | Portugal | Suíça

    0 comentários:

    Short of the Day #94


















    There'll be a hot time, In the town of Berlin, When the Yanks go marchin' in...

    No dia em que Frank Sinatra celebraria 100 anos, recordamos a sua curiosa participação especial em THE SHINING FUTURE (a.k.a. THE ROAD TO VICTORY), suposto documentário sobre uma família americana que, em 1960, recorda os duros tempos de 1944 — e nenhuma memória deste ano ficaria completa sem aquele que ficou conhecido como The Voice —, numa obra de propagandística dinamização, com enfático apelo ao esforço de guerra e que, ultimamente, revela-se como excelente pretexto para uma genuína "parada de estrelas".



    • . Ficha Técnica:
    RealizaçãoLeRoy Prinz
    ProduçãoJack L. Warner
    ArgumentoJames Bloodworth
    FotografiaWesley Anderson
    ElencoCharles Ruggles (Mr. Ames), Olive Blakeney (Mrs. Ames), Jimmy Lydon (Danny Ames), Jack Carson, Benny Goodman, Cary Grant, Deanna Durbin, Frank Sinatra
    Ano1944
    PaísEUA

    0 comentários:

    Meshes of the Afternoon #9


    Bette Davis em 1962: mãe divorciada de três crianças com 10, 11 e 15 anos de idade, mais afável do que por aí se diz, com experiência nos palcos da Broadway e em busca de um emprego seguro em Hollywood. Uma preciosidade, entre as muitas que podem ser encontradas na Margaret Herrick Library

    .

    0 comentários:

    Short of the Day #93

















    Beijo atómico.
    No dia em que Jaromil Jireš celebraria 80 anos, invocamos o filme mais interessante do início de carreira do autor de THE JOKE e VALERIA E OS SONHOS.
    Romântico, poético e caucionário, THE HALL OF LOST STEPS converte o mundo no Salão dos Passos Perdidos do seu título, confrontando as imagens e memórias mais sombrias do Século XX (o Holocausto, a bomba atómica, ...) para nos impelir a cuidar do futuro.

    • . Ficha Técnica:
    Realização e FotografiaJaromil Jires
    ArgumentoJuraj Jakubisko, Jaromil Jires
    MúsicaJirí Srnec
    ElencoLadislava Nováková, Petr Trnka
    Ano1960
    PaísChecoslováquia

    0 comentários:

    Meshes of the Afternoon #8



    "As you get older, it's then that you process things. And if you don't, I think the trouble begins. You were asking about The Night Porter. I'm still processing it all through... it's still as alive and important as if I'd done it last year. It's with me all the time, like all the things I've done."

    Charlotte Rampling protagoniza uma curta, silenciosa e a preto e branco, como acompanhamento da entrevista, íntima e pessoal, concedida pela actriz para a The New York Times Style Magazine.

    0 comentários:

    Meshes of the Afternoon #7



    Quentin Tarantino sentou-se à conversa no podcast de Bret Easton Ellis, e o saldo é um animado debate sobre Cinema vs. Televisão, os méritos do filme norte-americano dos anos 70 (com O EXORCISTA em plano de relevo), o elogio a Brian De Palma e Jean-Luc Godard, o método de produção de Harvey Weinstein, entre muitos outros temas. Alguns destaques:

    Bret Easton Ellis: "What captivates you about The Hateful Eight is in his believe in the bigness of movies. How can we maximize the screen while delivering a masterclass in film technique? There is more visual poetry in any 20 minutes of The Hateful Eight than there is in entire seasons of popular TV shows. But only if that matters to you... For millions of people now, it really doesn't."


    Quentin Tarantino (QT): "If you're gonna go see the 70mm version [na versão roadshow de The Hateful Eight], you're mine! That's like go seeing La Bohème at La Scala. You're going to see Lee J. Cobb on Broadway doing Iceman Cometh!"


    QT: "I never understood the concept of screenplay just being a blueprint for the movie. I do write them like novels."


    QT: "The movies of your youth are what you look to, that's when you felt in love with the movies. And those were the times you're the purest watching movies. So, making a movie for that version of you, now that you're older, is a very tempting thing to do and mixed with your own version of movie love."


    QT: "I would not have had the career or the trajectory I have, if I didn't have Harvey Weinstein as a supporter. During the 90's, when Miramax was just so the place to be, I met directors in the film festival circuit, or friends of mine who were going to make a movie or they just made the movie, and they were always kind of like 'hey, you think you can hook me up at Miramax? Show my movie there? Bring me into the fold?' And I'll tell them all the exact same thing, 'yeah!, I'll be happy to do that', but here's the deal about Miramax: if everybody at Miramax liked your movie, but Harvey find it boring, you'd be better some place else."

    0 comentários:

    Short of the Day #92



    Uniões de facto.

    No dia em que COSMOS estreia nas salas portuguesas, eis a ocasião para recordar Andrzej Zulawski e este seu PAVONCELLO. Primeira obra sobre encantamento, amor impossível e uma paixão aparentemente movida pelo etéreo som de um violino, é inegável antever a claustrofobia sentimental que marcaria grande parte da carreira de Zulawski.



    • . Ficha Técnica:
    RealizaçãoAndrzej Zulawski
    ProduçãoZygmunt Szyndler
    ArgumentoAndrzej Zulawski, Miroslaw Zulawski
    FotografiaMieczyslaw Jahoda
    MúsicaAndrzej Korzynski
    Ano1969
    PaísPolónia

    0 comentários:

    Meshes of the Afternoon #6



    ‘Mad Max: Fury Road’ Cinematography

    There wasn't much pitch in it... There actually wasn't a script. It was 3.500 storyboards, and you started on the top left of that wall and you finished on the bottom right of that wall. You walked around and you looked at 3.500 storyboards, and that was the script. They actually developed the entire story on storyboards.


    0 comentários:

    Trains in Movies #13



    THE CHASE
    (1966, Arthur Penn, 00:25:25 )

    0 comentários: