CHI-RAQ (2015, Spike Lee)



Woman Power conceptual.

No seu tom deliberadamente histriónico (e não víamos tanto "frenesim" temático em Spike Lee desde VERÃO ESCALDANTE), CHI-RAQ assume-se como parábola, de surpreendente inspiração no texto clássico da Lisístrata — até Samuel L. Jackson actua como coro grego —, sobre o peso da violência urbana no quotidiano das desfavorecidas comunidades afro-americanas de Chicago.
Contudo, a retórica do filme, assente na iminente estereotipação dos seus personagens e na visão redutora do sexo como o único poder feminino de negociação, desequilibra a "balança" e acutilância emocionais de um argumento capaz do melhor (veja-se aquele inflamado discurso de John Cusack, genuíno panfleto em prol do controlo de armas nos Estados Unidos) e do absolutamente dispensável.



  • . Ficha Técnica / Credits:
    • Realização e ProduçãoSpike Lee
      ArgumentoKevin Willmott, Spike Lee
      FotografiaMatthew Libatique
      MúsicaTerence Blanchard
      ElencoNick Cannon (Chi-Raq), Teyonah Parris (Lysistrata), Wesley Snipes (Cyclops), Angela Bassett (Miss Helen), Samuel L. Jackson (Dolmedes), John Cusack (Mike Corridan), Jennifer Hudson (Irene)
      Ano2015
      PaísEUA

    Comentários

    1. Não tenho especial curiosidade sobre este título, mas interessa-me esta analogia com a violência actual. Talvez vá ganhando vontade de o ver com o tempo... :) Excelente texto, como sempre.

      Cumprimentos cinéfilos :*

      ResponderEliminar

    Enviar um comentário